BACALHAU A LAGAREIRO https://cp2y62k7cn.files-sashido.cloud/mv-98db4866-e0a2-4cf0-8fac-02b3c3a81710-fullsize.jpg Serves 6 6 Lombo de bacalhau em postas (cerca de 1200 g) 6 Batatas médias 6 Cebolas médias 6 Tomates bem maduros 18 Azeitonas pretas chilenas (cerca de 100 g) 1 Brócolis (tipo americano, ninja ou de cabeça) 500 ml Azeite 3 tbsp Molho de soja Farinha de rosca
BACALHAU A LAGAREIRO | Cook
César Seragiotto

BACALHAU A LAGAREIRO

César Seragiotto

  1. Empane o bacalhau (dessalgado) na farinha de rosca e, em uma pequena panela, com azeite suficiente para cobrir metade das postas (mais ou menos metade do azeite - 250 ml ), frite-as dos dois lados e coloque o peixe em uma forma refratária para ir ao forno.
  2. Lave as batatas e cozinhe-as, com casca, em água com sal. Não cozinhe demais para que elas não amoleçam quando forem ao forno. Quando estiverem prontas, de um "murro" em cada uma delas para que a casca rasgue e a batata abra um pouco. Não use muita força! Coloque as batatas na mesma forma dos peixes.
  3. Cozinhe o brócolis também na água com sal. Coloque um pouco de bicarbonato junto para que a cor verde fique acentuada. Assim como as batatas, cuidado para não cozinhar por muito tempo. Corte o brócolis em pedaços, remova os talos e coloque-os na travessa.
  4. Corte os tomates em quatro pedaços, no sentido longitudinal (como se fossem os gomos de uma mexerica). Não corte até o final, para deixar os pedaços juntos. Coloque-os junto com os outros ingredientes.
  5. Corte as cebolas em oito pedaços, também no sentido longitudinal. Regue-as com o molho de soja, espere um pouco para que elas absorvam o líquido e depois refogue-as. Coloque os pedaços na forma.
  6. Finalmente, adicione as azeitonas pretas (dessalgadas), regue com o restante do azeite (deve ter sobrado cerca de 250 ml ) e leve ao forno alto, pré aquecido, até o azeite que está no fundo da forma começar a borbulhar (mais ou menos quinze minutos).